O quarto país mais populoso do mundo abriu seu mercado para a carne bovina brasileira. A delegação brasileira liderada pelo Ministério da Agricultura que percorre a Ásia obteve nesta segunda-feira (12) a confirmação de que a Indonésia será a nova cliente da pecuária nacional. Gente para comer é o que não falta. São 265 milhões de pessoas que ainda consomem proteína animal em proporções inferiores à média mundial. No caso da carne bovina, são somente três quilos por ano, enquanto a média mundial é mais de três vezes superior.
O Brasil exporta ao ano cerca de US$ 1,5 bilhão para a Indonésia e a pauta tem a predominância de produtos agropecuários, mas as carnes estão longe dos primeiros lugares.
A liderança é de itens do complexo soja, seguidos por açúcar, algodão e milho. O Brasil também negocia a venda de frutas e lácteos para a Indonésia.
O ministro da Agricultura do país asiático, Andi Sulaiman (na foto, sendo entrevistado), disse que o próximo passo é se reunir com outras pastas para definir as cotas para o Brasil. Integrante da comitiva, o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, diz que a previsão é da chegada de uma missão em março para inspecionar e habilitar frigoríficos.
– Teremos plantas do Rio Grande do Sul que serão visitadas – diz Polo.
Nesta terça-feira, a comitiva brasileira estará na Malásia.