Pressão no milho
Com a menor área da história semeada, o milho terá recuo na produção estimado em 10,2% no RS. E há possibilidade de queda na safrinha do Brasil. Isso acende o alerta na indústria de carnes, que tem no grão importante insumo.
Safra menor
Depois do recorde em 2017, a produção deverá se acomodar em novos patamares. No Estado, a estimativa é de redução de 6,3% na colheita – ainda assim a segunda maior da história.
Crise no arroz
Com preços do cereal em baixa, concorrência do Mercosul e perspectiva de colheita menor, produtores de arroz têm preocupação com o cenário do próximo ano. A previsão é de margem bruta ainda mais reduzida (prejuízo de R$ 813 por hectare).
Presidente da Comissão de Arroz da Farsul, Francisco Schardong diz que a seletividade do crédito rural trouxe consequências sérias para a lavoura. Só 20% do financiamento do arrozeiro é feito por meio do sistema oficial:
– Acho que ainda não caiu a ficha do governo do tamanho da crise orizícola.
Preços melhores
A tendência é de que haja valorização dos grãos em relação a este ano. Com a safra americana colhida, o mercado mundial de preços se volta para a produção no Hemisfério Sul.