O mau tempo tem causado estragos à produção agrícola. Entre as culturas mais atingidas estão a do trigo e a do tabaco, em pleno período de colheita. Só em outubro, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) verificou danos a 4,75 mil lavouras nos três Estados do Sul. Isso deve ter impacto de 2% no volume estimado para a safra, de 685 mil toneladas (em RS, SC e PR).
– O maior inimigo é o excesso de chuva, porque diminui a produtividade. Neste ano, já temos três vezes mais lavouras atingidas do que no mesmo período da safra passada – afirma Benício Werner, presidente da Afubra.
No Noroeste, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi e Porto Mauá também levanta perdas. Conforme o presidente da entidade, Itálico Cielo, nos dois municípios, cerca de 200 hectares de trigo foram afetados por vento e granizo. No milho (foto acima), 800 hectares.
Levantamento da Emater aponta que a perspectiva de vários dias chuvosos na segunda quinzena do mês traz ainda mais preocupação aos produtores.