A perspectiva de safra recorde no país tem abastecido as projeções de um ano de crescimento de vendas no setor de máquinas agrícolas. Ontem, ao divulgar o tradicional balanço mensal, a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontou estimativa para o ano de aumento na produção de 10,7%, crescimento de 13% nas vendas internas e 6% nas exportações.
– A previsão da safra recorde este ano é positiva para a questão das substituições de equipamentos agrícolas. Esperamos boa produtividade nesta safra e nas demais – observou o presidente da Anfavea, Antonio Megale, na conversa com jornalistas.Apesararesultado é comemorado pelas fabricantes
E em janeiro, os números foram para lá de positivos. As vendas somaram 2.786 unidades, o que representa alta de 74,9% na comparação com igual mês do ano passado. É preciso lembrar, observa Claudio Bier, presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas (Simers), que a base de comparação é baixa. Ainda assim, os indicadores refletem o atual cenário positivo.
A produção de máquinas agrícolas e rodoviárias chegou a 3.011 unidades em janeiro, avanço de 82,2% em comparação com igual mês do ano passado, mas recuo de 47,1% em relação a dezembro.
As exportações do segmento totalizaram 477 unidades, crescimento de 42,4% em relação a janeiro do ano passado. Já em comparação com o mês de dezembro, houve queda de 49,8%.