A partir de março, a expertise italiana em fruticultura, vitivinicultura e pecuária de corte será dividida com os brasileiros por meio de convênio com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Pesquisadores e professores da Universidade Católica de Milão, uma das instituições de ensino mais reconhecidas na Europa, passarão conhecimento a empreendedores e gestores públicos gaúchos.
– Será a primeira extensão da universidade italiana no Brasil – destaca Derly Fialho, diretor-superintendente do Sebrae, que apresentou programas prioritários para 2017.
O convênio, com duração inicial de cinco anos, será voltado especialmente para iniciativas no Sul, na Campanha e na Fronteira Oeste – região de atuação do Programa Líder.
A iniciativa envolve 43 municípios que respondem por 39% da área territorial do Estado e apenas 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul.
– Criar uma empresa em locais com depressão econômica é um desafio gigantesco, por isso buscamos essa organização pró-desenvolvimento – diz Fialho.