A transferência da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para a alçada da Casa Civil da Presidência da República parece ter agradado apenas ao partido Solidariedade – que irá assumir a pasta. Oficializada nesta segunda-feira pelo presidente interino Michel Temer, por meio de decreto, a alteração não mudou em nada o descontentamento de entidades ligadas ao setor primário.
– A agricultura familiar não pode ser usada como barganha para atender a interesses partidários – disse Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS).
A declaração do dirigente refere-se à negociação feita pelo Solidariedade com o novo governo após a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A sigla, que havia recebido a promessa de ocupar a pasta durante a montagem do governo, não aceitava ficar com uma secretaria subordinada a um ministro de fora do Planalto.
Presidente do Solidariedade, o deputado Paulinho da Força (SP), um dos principais articuladores do impeachment de Dilma Rousseff, teria ameaçado não integrar o governo caso a mudança não acontecesse. Para ocupar o cargo, a sigla indicou José Ricardo Roseno, ex-presidente da Emater de Minas Gerais. A transferência não alterou o status da secretaria, que levou consigo também o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
– Trocaram seis por meia dúzia. Não acredito que o chefe da Casa Civil tenha mais tempo para cuidar da agricultura familiar do que um ministro nomeado especialmente para isso – critica Heitor Schuch (PSB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar.
Após o Ministério da Cultura ter sido recriado, parlamentares e entidades ligadas ao setor acreditam ser possível fazer o governo voltar atrás também com o MDA. O retorno do órgão será uma das principais reivindicações do Grito da Terra Brasil, que deverá reunir mais de 3 mil pessoas em Porto Alegre durante esta terça-feira.