O nome do novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura deve ser confirmado amanhã, em publicação do Diário Oficial da União. Mas a escolha de Neri Geller, que esteve no cargo durante a gestão de Antônio Andrade (de março de 2013 a março de 2014) e chegou à condição de ministro de março de 2014 a janeiro de 2015, durante o governo de Dilma Rousseff, é rechaçada pela Federação da Agricultura do Estado (Farsul).
O motivo? A amarga lembrança deixada pelos efeitos de uma política implementada em relação ao trigo. Em 2013, ano em que o Rio Grande do Sul colheu a maior safra da história do cereal – 3,35 milhões de toneladas –, o governo federal derrubou a Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% cobrada para a importação do produto vindo de fora do Mercosul. Ao todo, foram 3,3 milhões de toneladas que entraram no país com a alíquota zerada. A oferta derrubou os preços internos do trigo em 28%, como aponta documento da Farsul a parlamentares do PP gaúcho.
– É uma carta de repúdio à indicação. Naquele momento, ele (Geller) nos traiu. Não se pode confiar – avalia Carlos Sperotto, presidente da Farsul.
O dirigente diz que, na conversa recente com o novo ministro, Blairo Maggi, colocou esse sentimento de “rejeição” em relação ao nome de Geller – é gaúcho de nascimento, mas fez carreira como produtor e político no Estado do Mato Grosso.
– Aquilo foi uma posição de governo, não dele (Geller). O Ministério da Agricultura tem apenas um voto em questões de isenção de TEC – pondera o deputado Luis Carlos Heinze.
O deputado Jerônimo Goergen acrescenta que a indicação de Geller partiu direto do ministro, “não é uma construção político-partidária”. Hoje, deverá ser realizada uma reunião na Farsul. No início do plantio de nova safra do trigo, um dos primeiros pedidos feitos pelos gaúchos era justamente de que o novo ministro priorizasse as políticas relacionadas ao cereal. Para o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado, Paulo Pires, o importante seria contar com alguém que conheça a realidade do Sul:
– Uma pessoa que encampe as questões relacionadas ao trigo e ao milho da região.