Ficou só na expectativa a prorrogação do prazo para preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), marcado para 5 de maio. Representantes do setor tinham a esperança de que a presidente Dilma Rousseff aproveitasse o Plano Safra para fazer o anúncio.
Balanço desta terça-feira da Secretaria do Meio Ambiente do Estado apontava que o número de propriedades cadastradas chegava a 343,02 mil – 71,46% do total.
– Se não for prorrogado, sobrarão quase 30% de produtores sem o cadastro. Com alguns meses a mais, se resolveria o todo – avalia o deputado Elton Weber (PSB), que na semana passada entregou relatório de subcomissão da Assembleia ao Ministério do Meio Ambiente, no qual a ampliação do prazo é recomendada.
Aliás, o parecer será votado nesta quarta-feira. Weber e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, ainda depositam esperança de que a prorrogação saia nesta quarta, no Plano Safra empresarial.
Sobre o pacote familiar, Joel fez uma avaliação positiva: o governo ofereceu mais recursos, cortou juro e ampliou o teto dos financiamentos, para R$ 250 mil no custeio e R$ 330 mil no investimento.