Duas barreiras sanitárias da China à proteína animal foram pauta do encontro do governador Eduardo Leite com o embaixador brasileiro em Pequim, Marcos Galvão, na missão gaúcha à Ásia. Sobre uma delas, Leite disse haver expectativa de que em um médio prazo o país considere o Estado como livre de febre aftosa, como a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) já certificou. Na verdade, achava-se que isso poderia já ter ocorrido com a visita recente do presidente Xi Jinping a Lula.
- Estamos lutando muito por isso. Não está muito claro ainda o porquê de a China não ter feito ainda, se as relações (com o Brasil) estão positivas - disse Leite. - Esse reconhecimento de livre de febre aftosa sem vacinação é importante para exportarmos aquilo que, para nós, é subproduto do animal, que vai para a graxaria. São os miúdos e as partes não nobres do porco, por exemplo, que nossa cultura não consome.
A outra barreira se deve ao caso recente de Newcastle, doença aviária detectada em julho no Rio Grande do Sul. Ela levou à suspensão de exportações de frango. A expectativa de Leite é que esta situação se revolva mais rápido, com o preenchimento de formulários que a China já apontou.
-Já tivemos a declaração oficial do encerramento dessa condição sanitária. Temos boa expectativa de que seja resolvido, pelo menos pelos relatórios que li da própria embaixada e pelo relato do embaixador que recebi aqui - afirmou Leite.
A coluna fez a cobertura da missão gaúcha à Ásia para Rádio Gaúcha, Zero Hora e RBS TV. Acompanhe aqui o que é publicado em GZH.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novo atacarejo de SC aqui, reforma do Gigantinho, carro elétrico chinês e loja com marcas do Interior
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna