Deu certo a ação para tirar o cheiro de peixe do Mercado Público de Porto Alegre, que a coluna já havia noticiado que seria feita. O odor vinha de uma sala de resíduos voltada à Avenida Borges de Medeiros. Com a cheia, ele piorou. Decidiu-se, então, fazer o descarte do material assim que é retirado das bancas, três vezes ao dia, sem armazená-lo em lugar algum do centro comercial.
— Entristecia ver crianças entrando no Mercado com a mão no nariz — disse o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Público, Rafael Sartori, ao Gaúcha +. — A obra na rede hidrossanitária tirou o cheiro de esgoto. A manutenção não era feita há 30 anos. Três quartos dos canos já foram trocados — completa ele, que tem um açougue.
Guilherme Gonçalves, assistente da coluna que esteve no local, e outros comerciantes confirmam que não há mais odor ruim. Agora, o cheiro é dos alimentos, que vão de frutas a embutidos. Dono da pet shop Zimmer, Roberto Zimmer tem loja próxima da antiga sala de resíduos e gostou do resultado.
— As pessoas evitavam passar pela calçada na esquina onde fica nossa loja. Desviavam. Mas vai levar tempo até o cliente saber que não tem mais cheiro ruim — diz Zimmer.
Já o proprietário do restaurante Naval, Jader Gomes, lembra que a retirada da sala incentivou comerciantes a construírem um deque na rua com mesas para clientes, noticiado pela a coluna no mês passado.
— Depois de décadas, conseguimos essa mudança — pontua.
Aniversário sem trem
Em outubro, o Mercado Público completa 155 anos, mas estará ainda sem o serviço do Trensurb, principal queixa dos "mercadeiros". A previsão é que a estação local seja reaberta apenas em dezembro. Antes da inundação, o serviço levava 10 mil pessoas por dia ao centro comercial.
— Nosso movimento está em 60% do que era em abril — lamenta Sartori.
Das lojas impactadas pela cheia, apenas uma ainda não foi reaberta: a Banca 81, que vendia doces e será transformada em açougue.
Ouça a entrevista na íntegra:
* Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna