Deques de madeira com capacidade para mais de 100 clientes estão sendo instalados na parte de fora do Mercado Público de Porto Alegre, na Avenida Borges de Medeiros. A estrutura, chamada de "parklet", está sendo construída pelos restaurantes Gambrinus, Naval e Essencial. A prefeitura cedeu o espaço, que tinha vagas para carros.
Falta apenas terminar o piso da estrutura. Depois, será feita pintura e vedação. O espaço terá iluminação, mesas, cadeiras e ombrelones (proteção contra chuva e sol). Serão 52 lugares para clientes do Gambrinus, 34 do Naval e 18 da Essencial. Ao todo, o deque tem 119 metros quadrados. É negociado com uma marca o uso do espaço para publicidade.
— É uma demanda muito antiga, boa para o turismo. O deque terá vista para a Rua Siqueira Campos, para a prefeitura e para a Praça Montevidéu. Fica pronto ainda nesta semana — diz o proprietário do Naval, Jader Gomes.
Recentemente, a prefeitura retirou a sala descarte de resíduos do lado da Borges de Medeiros. Comerciantes e pedestres reclamavam do forte odor no local. Ao mesmo tempo, obras internas da rede hidrossanitária estão sendo feitas, impactando a circulação de clientes do Gambrinus, do Naval e do Essencial por dentro do prédio, onde também foram instalados deques internos após a enchente.
Vale lembrar que o Mercado Público já conta com deques externos, no Largo Glênio Peres, entre a loja Martini, de produtos para confeitaria, e um centro de informações da prefeitura. Inicialmente, eram de madeira, mas foram refeitos em cimento em 2022.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna