Se continuar nesta toada e não corrigir o rumo, a concessão dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral vai acabar com Cambará do Sul. A concessionária Urbia assumiu prometendo colocar atrações que garantissem a vinda aos cânions de turistas de maior poder aquisitivo, capazes de pagar os altos ingressos, reajustados recentemente para R$ 102. Só que, agora, fechou por tempo indeterminado a tirolesa, único atrativo dos prometidos.
Em uma nota, a Urbia diz que o número de visitantes caiu 60% após a enchente e que o prejuízo levou à decisão. Atribuiu ao aeroporto fechado, o que realmente tem afetado várias regiões turísticas, e às "péssimas condições das estradas", que, porém, já eram conhecidas quando ela disputou a concessão. Além disso, agora a obra começou por mobilização da comunidade.
Desde o início da concessão, o movimento de turistas em Cambará do Sul caiu à metade, diz a prefeitura. Afastado pelos ingressos, o visitante anterior tinha menor poder aquisitivo, mas ainda assim consumia no comércio e se hospedava nas pousadas. Já o turista almejado - com potencial de gastar mais, como o de Gramado - não veio.
Não se trata apenas do período pós-enchente nem só da tirolesa, está demorando para se rediscutir o que se quer para Cambará. Seja qual for o foco para a cidade, é preciso avançar com força para implementá-lo. Não dá para titubear, travar e muito menos retroceder.
- A premissa da viabilidade econômica sempre é gerar os investimentos em equipamentos, como atrações, e, com isso, alavancar o fluxo de clientes, para que, então, se possa cobrar taxas melhores - provocou a coluna Maurênio Stortti, empresário gaúcho conhecido pela elaboração de planos de negócios. Ele fez, para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a modelagem de concessão do Trem do Corcovado e do Hotel Paineiras, ambos no acesso ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Também deu consultoria ao ICMBio para o parque das cataratas de Foz do Iguaçu, concedido à Urbia.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna