Aos poucos, o DC Shopping, no bairro Navegantes, tenta retomar sua operação após ter sido o mais atingido pela enchente de maio em Porto Alegre. O local ficou inundado durante 28 dias. De 65 lojas, apenas quatro já retornaram — uma de tapetes e as demais de móveis. Segundo a superintendente Marise Mariano, 41 estão em obras para reabrir, ou seja, 20 não planejam voltar. A demora no retorno ocorreu porque levou muito tempo para a equipe poder acessar o shopping para avaliar as condições e iniciar a limpeza.
— Tirar o lodo do estacionamento foi muito difícil. O jardim também ficou muito prejudicado — acrescenta Marise.
A preocupação maior é com restaurantes. A área era administrada pelo Mercado Paralelo, que rescindiu o contrato em junho com o DC. A empresa fica com o projeto para o Nova Olaria, no bairro Cidade Baixa.
— Nossa prioridade é a gastronomia. Temos muita demanda. Precisamos atender nossa âncora maior, que é o Instituto Caldeira — diz.
Agora, contratos na praça de alimentação do DC são negociados direto com a gestão do shopping. A superintendente diz que o 20Barra9, de carnes, e a Quiero Café devem retornar. Já o Cachorro do Bonfa, que operou por apenas um mês no local, busca outro endereço na Zona Norte.
Em 2024, o DC shopping completa 30 anos. Está abrindo de segunda-feira a sábado, das 7h30min às 18h30min. Mais 10 lojas de móveis e decoração reabrirão nos próximos dias. Até o final de agosto, voltam sete restaurantes.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna