Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Empresa de Salvador do Sul, a Naturovos investirá R$ 33 milhões para instalar 10 aviários na sua unidade de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. Além das estruturas para criar aves, serão comprados equipamentos, como climatizadores. Cada pavilhão terá 1,8 mil metros quadrados. O número de funcionários passará de 110 para 160.
— Vamos aumentar em 20% a produção, que hoje é de 3 milhões de ovos por dia — diz o diretor João Carlos Müller.
A obra já foi iniciada com capital próprio, para finalizá-la em 2025. A empresa, porém, está recebendo o financiamento do valor agora do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que captou o recurso com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) . O contrato está sendo assinado nesta Expointer.
O Grupo Solar, dono da marca, foi criado em 1966. Hoje, a empresa vende para todo o Brasil e exporta 25% da sua produção para países da América do Sul, do Norte, do Oriente Médio e para o Japão. No catálogo de produtos, há ovos brancos e vermelhos, ovos líquidos e em pó e suplementos.
Arroz
Para a Cooperativa Agroindustrial Alegrete (Caal), o BRDE está emprestando R$ 10 milhões. Parte do valor foi captada pelo banco por Letras de Câmbio do Agronegócio (LCA), título de renda fixa para investimento. Segundo o gerente comercial, Lucas Gastaldo, metade vai para capital de giro e o restante para instalação de uma nova unidade de beneficiamento de sementes de arroz. O sistema antigo será substituído, agilizando a secagem do grão. A estrutura terá 600 metros quadrados e deve gerar 16 novos empregos no parque industrial da Caal, na BR-290, em Alegrete.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna