Orgulho para a coluna foi reunir no Painel RBS, ontem na Expointer, toda a cadeia produtiva do arroz, fazendo jus ao tema “da lavoura ao consumidor”. Produtores rurais, indústria, universidade, consultoria de mercado e supermercados trouxeram um conteúdo variado, com diferentes pontos de vista. A busca é aumentar a conexão dos consumidores com o arroz.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do país, enfatizou o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Alexandre Velho. As lavouras da cultura empregam mais do que as de soja. Ao mesmo tempo, o consumidor é muito sensível aos preços, ponderou o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.
Comunicar melhor é o desafio posto. Seja provocar o consumidor a comparar o preço do quilo e não da embalagem com outros alimentos. Seja mostrar que na busca por práticas sustentáveis, a casca do arroz tem crescido como fonte de geração de energia, exemplificou a diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), Andressa Silva. Foram oito painelistas no total.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna