Trabalhadores têm que receber nesta segunda-feira (8) o primeiro dos dois salários mínimos que o governo federal pagará diretamente a eles para desafogar a folha de pagamento de empresas que foram atingidas pela enchente, se cadastraram no programa do governo federal e foram habilitadas ao benefício. Os empregadores complementarão a remuneração e têm que manter os empregos por quatro meses.
O funcionário receberá a sua remuneração tradicional, somando o que é pago pela empresa ao que será depositado pelo governo. O pagamento é pela Caixa Econômica Federal em conta que o trabalhador já tenha no banco ou em uma poupança sem taxas que será aberta automaticamente.
O depósito de hoje ocorrerá para empresas que pediram a adesão até o dia 26 de junho. O prazo acabou sendo prorrogado para 12 de julho, mas os trabalhadores das que deixaram para depois receberão a primeira parcela no dia 22. A segunda prestação, para todos, será paga no dia 5 de agosto.
Podem se inscrever empresas que estão na "mancha" de inundação, ou seja, em locais que ficaram alagados. A coluna tem recebido relatos de benefício negado mesmo nestes casos. A Superintendência Regional do Trabalho disponibilizou o e-mail para contato gabinete.srters@economia.gov.br.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna