Joalheria e ótica gaúcha, a Safira desenvolveu um pingente com o mapa do Rio Grande do Sul dentro de um coração, cuja venda terá parte destinada a doações. A peça de ouro 10 quilates custa R$ 387. O valor, retirados impostos e comissão de vendedores, será destinado ao Instituto Cultural Floresta, que tem encabeçado algumas ações na reconstrução do Estado.
Cerca de 150 unidades foram fabricadas e, até o momento, cerca de 100 foram vendidas. A peça foi chamada de "Leve o amor pelo RS no peito". Na parte de trás, há um quebra-cabeça, que simboliza reconstrução.
— Tínhamos encomendado apenas 30, mas a venda nos surpreendeu. As pessoas gostaram da ideia de levar o Estado no peito e acabam complementando outra compra — explica o diretor da Safira, Luiz Lichtman.
A joia foi projetada pela designer Aline Horta Barbosa Kroeff, que é gaúcha. A fabricação, porém, não é no Estado, pois a empresa não encontrou fornecedor apto neste momento.
Doação de armações
Além desta campanha, a Safira promete doar uma armação para cada óculos que for comprado em suas lojas ao longo do mês de junho. A destinação ainda está sendo definida. O diretor Luiz Lichtman buscará parceria com laboratórios e oftalmologistas que ofereçam lentes e serviços. A rede tem, atualmente, 10 lojas no Rio Grande do Sul, além da venda online.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna