Além de olharem a previsão do tempo para o dia e para a semana, os gaúchos querem saber o que nos espera nos próximos anos e décadas. O podcast Nossa Economia, de GZH, tentou projetar o clima do Sul na entrevista com Marcely Sondermann, meteorologista da Climatempo e especialista em Mudanças Climáticas. Confira trechos abaixo e ouça a íntegra do final da coluna.
Será assim a partir de agora?
As projeções para daqui a 30, 60, 100 anos têm indicado para o Sul um comportamento diferente de outras regiões do Brasil. Temos indicativo de chuvas mais frequentes e intensas. O Sudeste tem comportamento um pouco diferente, com períodos mais prolongados de seca e uma chuva intensa que acontece em um dia. No Sul, alguns estudos ainda indicam ciclones mais intensos, o que é um problema, pois têm mais vento e chuva maior.
Tem como reverter a mudança climática?
É difícil reverter por completo, mas conseguimos freá-las. Pelo cenário otimista dos estudos, não tendo um aquecimento tão grande, podemos frear aos poucos as condições, mas precisamos adaptar a energia, o agronegócio e as estruturas das cidades. Já é uma realidade, não afetará só nossos filhos e netos, como dizíamos. Nos últimos meses, o globo bateu sua maior temperatura média, o que é combustível para formar os eventos severos não só da Região Sul, mas de todo o mundo. Algumas regiões são mais vulneráveis.
O que podemos fazer no Rio Grande do Sul?
Cada um faz um trabalho de formiguinha, mas são obras maiores que vão desacelerar isso. Em uma condição macro, pensamos no uso de energia renovável e economizar água. Podemos fazer em casa, é melhor do que ficar parado. Mas precisamos de medidas globais, de Brasil. E pessoas mais vulneráveis serão as mais afetadas. As cidades precisam diminuir os riscos de enchentes, entender o que pode acontecer nelas nos próximos anos. A minha rede de distribuição de energia resiste a vento frequente de 100 km/h?
Tem risco de estiagem na virada do ano para o Rio Grande do Sul?
Temos que levar em conta esse risco. A previsão é de La Niña moderada, que traz chuva abaixo da média e irregular.
No Spotify:
No SoundCloud:
No Apple Podcasts:
Vídeo da entrevista:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna