Os 6 mil clientes gaúchos da Unimed Rio seguem sem atendimento desde o final de fevereiro, descumprindo o prazo dado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A transferência para a Unimed do Estado do Rio de Janeiro - Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed Ferj) ocorreu no dia 1º de abril e, desde então, eles deveriam ter acesso aos benefícios do plano de saúde. A mensalidade segue sendo cobrada, segundo relatos de leitores à coluna. Vários estão buscando na Justiça decisões que garantam consultas e exames.
Esses usuários eram da antiga Golden Cross, mas também há muitos que contrataram o plano diretamente com a cooperativa do Rio. Em crise, a Unimed Rio parou de pagar os serviços feitos por outras Unimeds para seus clientes. Então, as cooperativas do Sul, inclusive do Rio Grande do Sul, suspenderam consultas e exames, mantendo apenas atendimentos de urgência, acompanhamento de internados e alguns tratamentos, como oncológico e diálise.
Procurada pela coluna, a Unimed RS diz estar resolvendo questões operacionais e promete normalizar o atendimento em breve, posicionamento semelhante ao recebido da Unimed Ferj. Órgão regulador do setor, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça que o atendimento deveria ter sido retomado ainda no dia 1º e afirma que a responsabilidade agora é da Unimed Ferj.
"Eventual prática em desacordo por parte da operadora poderá ser considerada negativa de atendimento, levando à abertura de processo administrativo sancionador, que poderá, conforme a legislação vigente, resultar na possibilidade de aplicação de multa".
A ANS recebeu 81 reclamações do Rio Grande do Sul na primeira quinzena de abril contra a Unimed Rio e a Ferj. No país todo, foram mais de 1,4 mil. As reclamações podem ser encaminhadas pelos canais informados no site da agência reguladora.
Colaborou Guilherme Gonçalves
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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