Construir uma parceria entre Brasil e Alemanha em projetos para o futuro da mobilidade é uma das intenções aqui na feira de Hannover, na Alemanha, do pesquisador associado do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento no Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo Pereira. São seis iniciativas, sendo uma delas com verba de 27 milhões de euros. O objetivo é desenvolver software e hardware para sistemas automotivos que integrem serviços do veículo.
— Por exemplo, ter câmaras para monitorar o trânsito e que possam ser acessadas junto com o sistema do carro. Então, sensores em diferentes veículos poderão prover informações para serem compartilhadas. Isso precisa ser testado e os alemães têm interesse na parceria com o Brasil — diz Pereira.
O pesquisador convidou o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima Leite, e representantes do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) para avaliarem esse trabalho em conjunto.
— A nossa ideia é que parte deste projeto ocorra lá no Rio Grande do Sul, por meio do Instituto Senai, com recursos da Embrapii e do Mover, programa de mobilidade verde do governo federal que, antigamente, era o Rota 2030 para inovação no setor automotivo — complementa Pereira.
A Embrapii é a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Aliás, ela liberou R$ 105 milhões para o Senai do Rio Grande do Sul construir um centro de inovação e competência para desenvolver tecnologia de fronteira (um passo além da de ponta) para a agroindústria. Será um projeto importantíssimo ao Estado e sua instalação está sendo negociada. Saiba mais: Definida cidade do RS que terá centro de tecnologia industrial de R$ 105 milhões
* A coluna viajou a Hannover a convite da Fiergs.
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@diariogaucho.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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