Faltas frequentes de luz e demora no restabelecimento pelas concessionárias fazem os leitores perguntarem se o consumidor que gera energia também fica sem quando o serviço é suspenso. Em geral, sim. Por medida de segurança, há um desligamento automático. Porém, há alternativas, explicou a coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), Mara Schwengber ao podcast Nossa Economia, de GZH. A pessoa pode ter um sistema 100% off-grid, ou seja, totalmente desconectado do sistema elétrico ou híbrido, que usa a rede normalmente, mas tem a opção da bateria.
Aí está o ponto essencial: é preciso ter uma bateria. O equipamento ainda é caro e oferecido por poucas empresas. Para uma residência, o custo parte de aproximadamente R$ 25 mil para quem já tem um inversor híbrido. Se não tiver, são mais R$ 6 mil ao menos para comprá-lo.
- A capacidade é limitada e a tecnologia ainda é cara, mas está avançando e será uma revolução. Alguns carros elétricos, inclusive, já estão com a possibilidade de conectar a bateria na residência - acrescenta Mara.
Aliás, tem um laboratório de São Paulo que estuda o uso em residências e pequenos negócios de baterias que já não são mais eficientes para os carros. Resolveria dois problemas, garantindo um equipamento para os geradores de energia e achando uma destinação adequada para os equipamentos, um desafio do setor automotivo.
Ouça a entrevista completa no podcast Nossa Economia, de GZH:
No Spotify:
No SoundCloud:
No Apple Podcasts:
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna