O jornalista Paulo Rocha colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Alguns sinais começam a surgir sobre a participação da planta da GM em Gravataí no plano de investimentos de R$ 7 bilhões no Brasil, anunciados recentemente em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta quarta-feira (31), metalúrgicos da planta da Região Metropolitana foram recebidos pelo presidente da GM para América do Sul, Santiago Chamorro, em São Paulo.
Não havia negociação salarial na pauta. Normalmente, esse é uma tema conduzido por executivos de escalões abaixo. A reunião contou com a participação de mais cinco dirigentes da montadora, sendo um vice-presidente e o diretor executivo da planta de Gravataí, Marcel Querotti. O investimento ainda é cercado de mistério. A empresa evita abrir a distribuição de valores pelas plantas brasileiras. Mas o clima animou os trabalhadores.
— Gravataí está no páreo (dos investimentos) — resume Valcir Ascari, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade.
Na reunião, a GM demonstrou que investimentos no Rio Grande do Sul devem ficar para 2025. Haverá ainda um aporte na qualificação de trabalhadores em razão de novas tecnologias.
Não houve menção sobre o desenvolvimento de novos produtos. Recentemente, o portal Auto Esporte divulgou que o SUV do Chevrolet Onix seria produzido em Gravataí (RS), junto de Onix e Onix Plus. Procurada pela coluna, a montadora não comentou sobre a reunião de quarta-feira nem sobre novidades nos planos de investimentos.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna