Com a construção da nova unidade em Araricá, a fabricante indiana de máquinas agrícolas Mahindra desativará a unidade que tem em Dois Irmãos, também no Vale do Sinos. A confirmação foi feita pelo CEO no Brasil, Jak Torretta Jr, em evento no Palácio Piratini nesta terça-feira (20). O novo complexo, noticiado pela coluna ainda na semana passada, exigirá um investimento de R$ 100 milhões em cinco anos, sendo R$ 55 milhões na fase inicial, que recebeu incentivo de ICMS do governo do Estado pelo Fundopem.
À coluna, o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, informou ter negociado com a empresa durante 18 meses para achar uma nova área na cidade, mas nenhuma era do tamanho procurado. No evento, o CEO da Mahindra agradeceu ao prefeito, mas disse que é "hora de seguir em frente".
Não há prazo para início da obra nova, pois ela aguarda licenciamento ambiental. A ideia, porém, é começar a produzir em 2025, com capacidade para 8 mil tratores por ano, mais de quatro vezes o que fabrica hoje. O terreno de 93 mil metros quadrados terá 14 mil metros quadrados de área construída. Os atuais 100 funcionários serão transferidos para a nova unidade, que vai gerar 300 empregos.
Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna