O jornalista Paulo Rocha colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Pesquisa conduzida pelo Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas - POA) apurou como estão os preços, os descontos e a procura pelo material escolar neste início de ano. Segundo o levantamento, pais e responsáveis vão encontrar o papel A4, o caderno e os livros puxando os valores para cima.
O reajuste no papel A4 chega a 20%, enquanto o caderno e os livros serão encontrados 12% mais caros, conforme lojistas ouvidos na pesquisa. O gasto médio por cliente, sem considerar a compra de livros didáticos, ficou em R$ 203.
Os comerciantes também foram consultados sobre como estão as promoções. Apenas 26,3% estão dando descontos neste momento. E quem oferece, baixou o benefício. A média de desconto deste ano está em 7%, abaixo dos 9% registrados em 2023. Nos locais que oferecem descontos, os principais produtos em promoção são o kit com mochila, estojo e lancheira, seguido por caderno, lápis de cor e livros.
A procura ainda é considerada baixa nas lojas. Os comerciantes avaliam que os clientes irão deixar as compras para a última hora. Quase metade dos empresários (46%) acredita que volume de compras vai aumentar próximo ao retorno das aulas.
Materiais escolares mais vendidos, segundo o Sindilojas:
- Cadernos: 63,2%
- Mochilas: 34,2%
- Canetas: 29,3%
Uma outra curiosidade apontada na pesquisa são temas e personagens mais procurados: super-heróis, Disney, Marvel, Stitch, princesas e Wandinha lideram a lista.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna