A nova rodada de altas temperaturas provoca o consumo típico do calor. Segundo pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA), 82,6% dos comerciantes de eletrodomésticos estão vendendo mais aparelhos de ar condicionado split do que no ano passado. O preço médio é R$ 2,4 mil.
Já quanto a ventiladores, apenas 48,5% dos entrevistados estão comercializando mais o produto do que no verão de 2023. O preço médio é bem mais baixo, em R$ 236. Os equipamentos portáteis têm sido os mais procurados.
Apenas metade dos clientes tem se preocupado com o consumo de energia do equipamento. A venda tem ocorrido mais na loja física, mas, na compra online, o link de pagamento é a forma mais usada (61,8%), o que faz a coluna relembrar o alerta que fez recentemente para evitar golpes: Golpe do link de pagamento lesa lojistas e consumidores no RS; entenda como é
Consultada recentemente sobre as vendas do calor, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) destacou, disparada na frente, a busca por repelente contra mosquitos.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna