Tradicional rede gaúcha de farmácias, a Panvel alcançará a marca das 600 lojas antes de 2023 acabar, considerando as inaugurações já previstas. Recentemente, são 70 novas unidades a cada ano e a tendência é manter o ritmo no próximo ano. Em entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, o diretor-executivo do grupo, Roberto Coimbra, destacou novamente que é uma expansão feita com capital próprio e, portanto, com cautela financeira.
Em Porto Alegre, já são mais de 130 lojas. Entre as várias unidades abertas recentemente, destaque para a estreia na cidade paranaense de Sarandi e na catarinense Braço do Norte. O executivo destaca que as aberturas de 2024 se concentrarão nos três Estados do Sul e na cidade de São Paulo, áreas onde a Panvel já atua.
- Estamos olhando as cidades mais populosas, além de indicadores socioeconômicos, perfil de público e mapeamento da concorrência. Alguns mercados tem saturação, mas não saímos correndo porque tem concorrência. Pode haver oportunidade, trazendo algum diferencial, como uma loja mais confortável, variedades de produtos, marca própria e serviços. Estamos muito fortes no serviço clínico, com vacinas e exames rápidos. Somos criteriosos para não abrir loja apenas por abrir - disse, detalhando a escolha dos locais para abrir farmácias.
Para 2024, Coimbra destaca o investimento que será feito em tecnologia, especialmente para melhorar a experiência de compra nos canais digitais. Segundo ele, o e-commerce da Panvel representava apenas 10% do faturamento total antes da pandemia. Depois, subiu para 20%. Na última Black Friday, já respondeu por 30%.
O grupo está com 50 anos e já passou dos 10 mil funcionários. Com 15 mil itens à venda, sendo mil de marca própria, a Panvel tem lojas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo. Recentemente, expandiu o centro de distribuição de Eldorado do Sul, onde fica sua sede. A coluna visitou o local ainda antes da inauguração, relembre: Ampliação dobra capacidade de centro logístico da Panvel, que chega à marca de 10 mil funcionários
Ouça a entrevista completa:
Veja a entrevista:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna