O HR Group, dono da marca de chocolate Prawer, terá que obedecer diversas restrições para instalar o parque temático que chegou a anunciar para o Parque Knorr, que abriga a Aldeia do Papai Noel em Gramado e foi comprado pela empresa. O espaço é tombado pelo patrimônio histórico. O CEO Haroldo Ribeiro garante que não fará novas edificações, apenas reformas para fazer uma atração inspirada no filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate".
— Serão restaurações das construções existentes, como da bilheteria, e vamos recuperar os jardins. A estrutura está sucateada. Vamos "passar um batom" no parque — diz Ribeiro, acrescentando que informará todas as reformas ao Ministério Público e à prefeitura.
De qualquer forma, o promotor Max Roberto Guazzelli informa que a obra será fiscalizada, com monitoramento do acervo de itens do parque.
— Só pode ser feita manutenção e restauração da área histórica, e com autorização da prefeitura. Não tem como reverter um tombamento — diz o promotor.
A HR Group promete investir R$ 50 milhões no local nos próximos seis meses, agora que a tomada de posse foi autorizada. Ela pagou R$ 33 milhões pela área no leilão. O parque pertencia antes à Rede Tropical de Hotéis, que faliu. Em tempo, a Aldeia do Papai Noel continua, agora sob a gestão do HR.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna