Prestes a completar 70 anos em 2024, a Fida comprou uma nova fábrica de calcário com jazida em Caçapava do Sul, onde tem sede. A adquirida é a Calcário Mudador, da Companhia Brasileira do Cobre (CBC). O valor do negócio, porém, não é informado. A ideia é, nos próximos dois anos, ampliar em 20% o volume de vendas, renovando o atual recorde de 1 milhão de toneladas de calcário por ano. A expansão abrirá 70 empregos, que se somarão aos atuais 20 da unidade produtiva comprada e aos 420 que a empresa já possui.
— Uma das operações produz calcário branco e a outra, cinza. Os dois corrigem a acidez do solo, depende da preferência do comprador — diz a diretora Theodora Cioccari.
A Fida tem duas fábricas, em Caçapava do Sul e Pantano Grande, e centros de distribuição em Canoas, Venâncio Aires e Júlio de Castilhos, além de um novo sendo instalado em Atlântida. A empresa abriu recentemente uma filial no Uruguai e planeja implantar uma fábrica de fertilizantes e argamassas na região de Joinville (SC). Os investimentos e o faturamento também não são divulgados.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna