Começou a operar o data center de R$ 240 milhões instalado pela Scala em Porto Alegre. Antecipado pela coluna ainda no ano passado, o projeto faz parte de uma expansão bilionária da empresa de tecnologia, que pretende atingir a marca de 33 unidades na América Latina.
A operação gaúcha é a primeira da Scala no sul do Brasil. Ela fica no 4º Distrito, perto do aeroporto. A unidade foi construída para atender clientes com enorme demanda por infraestrutura que tenha capacidade para grandes volumes de dados e processamento.
A intenção é que o data center da capital gaúcha se torne um ponto de conexão para o cabo submarino Malbec, que tem 2,6 mil quilômetros de extensão e já conecta São Paulo e Rio de Janeiro a Buenos Aires. A ideia, então, é ligar Porto Alegre a Buenos Aires, proporcionando uma comunicação de baixa latência com o mercado argentino, o que, traduzindo, significa uma transferência mais rápida de dados.
Chamado de HyperEdge SPOAPA01, o projeto de Porto Alegre usa somente energia renovável e mede a eficiência do uso de água nas suas instalações. Ele se soma aos outros nove data centes da Scala, que ficam em Barueri (SP), São Paulo, Campinas (SP), São João de Meriti (RJ) e Curauma (Chile). Há outros em construção e em projeto.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna