Indústria de embalagens de Harmonia, no Vale do Caí, a Grunflex está recolhendo plástico usado em escolas públicas da cidade para transformá-lo em novos produtos na sua usina de reciclagem. Para turbinar o projeto, criou e está entregando um livro que conta o processo de uma forma lúdica para crianças. Assim, estimula a separação do lixo e a entrega do material para coleta.
— O protagonista, o Leno (abreviação de polietileno, usado para fabricar embalagens), é um grão de plástico que, ao longo do livro, se tornará outra embalagem através da reciclagem. O plástico não precisa ter fim. É um ciclo. Ensinamos as crianças a trazê-lo limpo e separado, pois o material sujo compromete a reciclagem — diz a sócia Tatiane Grundler.
No final do livro — de papel reciclado, claro —, há espaço para as crianças desenharem qual a próxima embalagem que o Leno poderia ser. Os 10 alunos com desenhos mais criativos, avaliados pela empresa, serão premiados com materiais escolares. Até agora, já sugeriram de embalagens de biscoito a peças de carro e controle remoto.
Ainda em 2023, a Grunflex investiu R$ 500 mil em uma usina de reciclagem em Harmonia. Antes, o processo era terceirizado. No ano passado, foram recicladas 128 toneladas de plástico pela empresa, que tem 48 funcionários.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna