Empresa calçadista com sede em Minas Gerais, a Luiza Barcelos está construindo uma nova fábrica no Rio Grande do Sul, que é o triplo da anterior. A sede continuará em Belo Horizonte, mas diversas atividades administrativas virão para a unidade gaúcha, que também produzirá mais para atender ao aumento das vendas da marca. A estrutura será inaugurada em janeiro e passará a ter 5,5 mil metros quadrados de área construída, além de um pátio de 2 mil metros quadrados, onde também são realizadas etapas do processo fabril.
— Temos trabalhado com parceiros e fornecedores, toda uma cadeia de suprimentos de matéria-prima que existe aqui no Vale do Sinos. A mão de obra é muito mais qualificada, tanto administrativa quanto de produção. A região respira o calçado, tem muito conhecimento — explicou o gerente de Operações da Luiza Barcelos, Marcelo Tonello, que trabalha no setor há 35 anos e trouxe a novidade da ampliação em entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha.
Tonello conta que a indústria maior permitirá contratar mais trabalhadores, o que a empresa já queria fazer, mas não tinha espaço. A calçadista emprega, atualmente, 400 funcionários diretos e gera outros 500 postos de trabalho indiretos. Cerca de 90% da produção de calçados já é feita aqui no Rio Grande do Sul. A preparação da estrutura nova da fábrica recebeu um investimento de R$ 5 milhões, sem contar o prédio. A Luiza Barcelos está com mais de 60 franqueados e também vende os calçados em lojas multimarca.
O crescimento de vendas da marca se destaca entre reclamações e enxugamentos de calçadistas. Na estratégia da Luiza Barcelos, Tonello destaca o investimento alto em marketing para potencializar a marca.
— Produzimos sapato de moda. Embora haja ainda um cenário nebuloso, melhorou muito do ano passado para cá. O próprio varejo está mais otimista, pelo que demonstram nossos franqueados e as multimarcas. Estão mais empolgados neste final de ano. Espero que se reflita no comércio — diz o executivo.
Assista ao vídeo da entrevista:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna