Foi fechada a última loja de shopping da Ponto (antiga Ponto Frio) em Porto Alegre. Com foco na venda de eletroeletrônicos, a empresa, do Grupo Casas Bahia, encerrou as atividades no BarraShoppingSul. As placas de identificação foram retiradas, substituídas por tapumes. A superintendente do empreendimento, Stela Parenza, conta, porém, que já há negociação com duas marcas para instalação de uma unidade no espaço, o que deve ser definido até o final de dezembro.
Já a Ponto informa, por nota, que está em reestruturação para reduzir custos e voltar a crescer: "unidades foram encerradas a depender dos resultados apresentados por elas". Em agosto, a rede fechou a loja no Shopping Iguatemi, que está com o espaço vazio desde então. Em 2021, a Ponto encerrou a operação do shopping Praia de Belas, deixando um espaço que foi ocupado pela Nike depois.
Agora, a Ponto passa a ter 10 unidades no Rio Grande do Sul — em agosto, eram 14. Em Porto Alegre, ainda há lojas de rua nos bairros Centro Histórico, Cavalhada e Azenha.
O grupo de varejo iniciou uma nova reestruturação em março, quando trocou a presidência. Como tem ocorrido com outras varejistas, o processo inclui um enxugamento da operação. Pelo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), é a quarta maior rede de varejo do país, atrás apenas de Carrefour, Assaí e Magazine Luiza. Em 2022, vendeu R$ 39 bilhões.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna