Dentro do que a Petrobras tem chamado de "reciclagem verde", mais uma plataforma virá para ser desmontada em um estaleiro de Rio Grande. O leilão da P-33 teve como vencedora a Gerdau, em parceria com a Ecovix. A unidade fica na Bacia de Campos e deve chegar ao Rio Grande do Sul na metade de 2024, informa o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Rio Grande e São José do Norte. A expectativa é gerar 200 novos empregos com o serviço, que dura um ano.
A sucata será usada para produção de aço na usina da Gerdau em Charqueadas. A P-33 foi construída em 1978, tem 337 metros de comprimento e 54,5 metros de largura, pesando 45 mil toneladas.
É a segunda unidade que o Estado desmontará. A outra é a P-32, que já deixou o Rio de Janeiro e chegará a Rio Grande, provavelmente, na semana que vem.
Há 10 unidades sendo substituídas pelas novas plataformas Anna Nery e Anita Garibaldi, com capacidade de produzir 150 mil barris por dia. A petroleira informa que encaminhará mais estruturas para desmontagem em 2024. É um nicho interessantíssimo de mercado para a estrutura ociosa que ficou em Rio Grande após a decadência do polo naval com os escândalos de corrupção na Petrobras.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna