Transportadora de Lajeado, a Tomasi Logística comprou dois equipamentos de tração elétrica para acoplar em caminhões e reduzir em 12% o consumo de óleo diesel, o que diminui a emissão de gás carbônico (CO2) em 20%. Segundo o sócio Diego Tomasi, é como transformar o veículo em híbrido.
— O eixo funciona como um motor adicional para fazer o caminhão rodar, pois a própria carreta empurra o veículo — explica Tomasi.
O retorno do investimento é previsto para cinco anos. A vida útil atual da bateria é de oito anos. Caso aumente este prazo, se tornará ainda mais atrativo economicamente. A mobilidade elétrica tem como principal desafio o desenvolvimento tecnológico de baterias para que fiquem menores, menos caras e durem por mais tempo.
— Quando virar esta chave, estará feita a revolução no combustível de transporte — comenta o executivo.
Os veículos com tração elétrica serão usados para transportar mercadorias da Nestlé do Sul para o Nordeste. Dentro da sua estratégia de sustentabilidade, a gigante mundial de alimentos lançou um desafio à transportadora gaúcha para uma logística de menor impacto ao meio ambiente. Foi apresentada a proposta dos sistemas elétricos e o contrato foi fechado.
A Tomasi Logística pretende instalar o eixo em mais 10 caminhões. No total, a empresa tem uma frota de 300 veículos. O eixo elétrico é fabricado pela Suspensys, uma empresa do grupo Randon, de Caxias do Sul.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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