Foi protocolado o pedido de licença de instalação para o complexo temático da Varig em Nova Petrópolis, na serra gaúcha. Quando emitido pela prefeitura, o documento autoriza o início das obras, que devem durar três anos. Os idealizadores do projeto torcem para que a construção seja liberada ainda em 2023.
Sócio da H2 Empreendimentos Imobiliários, Uilham Hillebrand enviou à coluna a imagem atualizada do projeto (acima), que mudou de nome para Boulevard Varig Vive. Até então, era chamado de Flyinn Park Varig Vive.
O terreno tem 30 mil metros quadrados. O complexo prevê um museu da Varig, centro comercial, restaurantes, 16 casas construídas na subida de um morro e um hotel no topo. O investimento, que antes era de R$ 50 milhões, chegou a ser atualizado para R$ 60 milhões.
— O memorial da companhia aérea, além do Boeing 727 exposto no pátio, será dentro do pavilhão em formato de “nuvem” — enfatiza o engenheiro de voo Oscar Bürgel, ex-funcionário da Varig e que liderou o grupo que arrematou o avião em um leilão.
Em julho, foi aprovado na Câmara de Vereadores um pacote de incentivos fiscais para o projeto, com isenções de impostos e taxas. Com contrapartida, a empresa terá que isentar a cobrança da entrada de moradores de Nova Petrópolis por um ano. Depois, por outros 10 anos, eles terão desconto de 50%. Além disso, deverá garantir a visita de projetos assistenciais e escolares.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna