O objetivo é iniciar no segundo semestre de 2024 a ampliação do Shopping Pelotas, no sul do Estado. A obra será rápida, com duração prevista de 10 meses. A construção ocorrerá em duas etapas, que, quando finalizadas, farão o empreendimento dobrar de tamanho (imagens do projeto acima e uma foto atual ao lado). O empreendimento está completando 10 anos.
Já há negociações para que o novo espaço receba restaurantes, lojas de serviços e concessionárias de veículos. O projeto foi detalhado no podcast Nossa Economia, de GZH, por Mathias Kisslinger, sócio-empreendedor e diretor do fundo de investimentos Phorbis; Luis Eduardo Santos, sócio-empreendedor da Real Empreendimentos; e Daiçon Maciel da Silva Junior, gerente-geral do shopping.
Na primeira fase, serão construídos 2.750 metros quadrados de área bruta locável, que é espaço destinado às lojas). Depois, serão mais 7,5 mil metros quadrados na segunda etapa — totalizando 33.396 metros quadrados. O investimento na primeira fase será de R$ 30 milhões, ainda não há previsão para se segunda. Serão criadas 558 vagas de estacionamento, incluindo cobertas, uma carência atual do shopping. A expansão começará pela lateral que fica de frente para a Avenida São Francisco de Paula. Depois, vai para a área frontal do empreendimento. O projeto foi feito pelo arquiteto Jayme Lago Mestieri.
Hoje, o fluxo médio mensal de visitantes é de 300 mil, com 97% da área para lojas ocupada e mil empregos diretos gerados. Os comerciantes faturam, em média, R$ 30 milhões ao mês. Em 2023, o Shopping Pelotas recebeu nove operações novas: Amo Vacinas, Som & Voz, Ivan Pons Kids, Tina Store, Pronto Nino, Espetiño, Life Vivara, Beagle e Star Brinquedos. Além disso, há mais seis para inaugurar até dezembro:
- Democrata (roupas)
- Zm Machine (ursos de pelúcia)
- Usaflex (calçados)
- Óticas Carol (ótica)
- Bagaggio (loja de bolsas e malas)
- Royal Trudel (alimentação)
No Spotify:
No SoundCloud:
No Apple Podcasts:
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna