Em um “combo” com a loja do Carrefour, será aberto nos próximos dias o Sam’s Club do BarraShoppingSul. Será o terceiro do Rio Grande do Sul. Os detalhes da unidade e da estratégia foram antecipados ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, por Vitor Faga, CEO do Sam's Club. Confira trechos abaixo e assista à íntegra no final da coluna.
Originário do Walmart, por que o Sam's Club foi mantido com a compra das lojas do Grupo BIG?
O grupo identificou oportunidade de mercado para clube de compras, formato diferente de outros. Tem um nicho de consumidores não plenamente atendidos com o varejo tradicional nem com atacarejo. O formato tem diferenciais, especialmente de sortimento, produtos diferenciados, importados e a marca própria Member's Mark.
Como são os produtos?
Temos importados e nacionais, de uso corriqueiro das famílias brasileiras. Aproximadamente 80% da venda são produtos alimentares e 20% não alimentares, especialmente eletroeletrônicos, bazar e têxteis.
Por que a aposta no "combo" de Sam's Club junto com Carrefour, como será no BarraShoppingSul?
Faz muito sentido porque complementa a proposta de valor para os consumidores, tem eficiência e reduz custos de operação, levando ao cliente o que chamamos de "compra vantajosa". Temos Sam's Club combo com o hipermercado Carrefour e com o Atacadão, como abrimos recentemente na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Também apostamos nas lojas tradicionais, que operam de forma independente.
A ideia é que o cliente vá nos dois?
São propostas diferentes, porque o sortimento é bastante diferente, atende distintos momentos de compra, mas temos algumas circunstâncias nas quais o consumidor complementa.
Tem expectativa de mais lojas no RS?
Para este anos, temos esta loja, que não tenho dúvida que vai encantar o pessoal da zona sul de Porto Alegre. Sobre expansão, temos, sim, um plano para 2024, mas não podemos detalhar por sermos uma empresa de capital aberto. Também não divulgamos investimento na loja, mas serão 115 novos funcionários. Com isso, serão 330 no Sam's Club no Rio Grande do Sul.
Quais são os segmentos desta marca própria?
Chamamos de "marca cross", pois permeia vários, desde bomboniére, passando por azeites, eletroeletrônico, têxtil e utilidades domésticas. Um dos nossos produtos queridinhos é a trufa Member's Mark, um dos mais vendidos. Temos também um tapetinho higiênico para pet, com qualidade e relação custo-benefício. O sócio se encanta. Temos também uma coleção de azeites da nossa marca, extravirgem de diferentes origens: português, italiano, espanhol, tunisiano e um que chamamos de blend europeu, que é uma mistura de regiões.
Qual a taxa para se cadastrar?
É R$ 75 ao ano, o que dá R$ 6,25 por mês, e pode frequentar qualquer Sam's Club no Brasil, além de comprar no nosso comércio eletrônico, temos site e aplicativo. Aproximadamente 90% dos nossos sócios consultam o aplicativo.
Essa loja terá alguma peculiaridade?
É muito próxima do nosso padrão, com área de operações de 5 mil metros quadrados, formato parecido com atacarejo, o que leva a custos operacionais menores, revertendo em preço menor ao cliente.
Tem preço diferente do Carrefour para o Sam's Club?
Depende. A sobreposição é relativamente pequena. Entendemos nossos clientes através de "personas" do momento de compra. Temos o que chamamos de "clube dos clubes". Por exemplo, o clube do vinho, do pet, do anfitrião, com pessoas que gostam de receber amigos e precisam de embalagens maiores. No clube do bebê, temos produtos de várias marcas, como a Carter's, importada de ótima qualidade e que chega para nós com um bom custo.
Assista ao vídeo da entrevista:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna