Apartamentos com até 90 metros quadrados foram os únicos com crescimento de vendas em Porto Alegre de janeiro a setembro. O avanço foi de 9,9% sobre o mesmo período do ano passado. O levantamento é da startup Loft, com dados da prefeitura de imóveis novos e usados. No caso dos médios, entre 90 e 139 metros quadrados, a comercialização caiu 6%. Um tombo é verificado entre os maiores, com mais de 140 metros quadrados, que acumulam queda de 17,8%.
Foram comercializados 4.875 apartamentos de até 90 metros quadrados na cidade no período da análise. Eles lideram, de longe, em volume de vendas. Isso não surpreende, obviamente, considerando que seus preços, de forma geral, são menores. Não que os anteriores possam ser chamados de pequenos, mas de médios, foram comercializados 2.712, e de grandes, foram 1.396.
— Na pandemia, se precisava de espaços maiores, agora não mais. E a taxa de juro impactou o financiamento imobiliário, fazendo as pessoas buscarem unidades menores — acredita o gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi, que vê comportamento semelhante no resto do país.
Bairros com maior crescimento na venda de apartamentos com até 90m2 (não necessariamente com o maior número de transações):
- Cidade Baixa: +122,1%
- Sarandi: +36%
- Rubem Berta: +26,4%
- Partenon: +25,2%
- Passo das Pedras: +14.2%
— A Cidade Baixa teve muitos lançamentos e tem uma população mais jovem, que busca apartamentos menores. Sarandi e Rubem Berta têm fácil acesso as rodovias — complementa Takahashi.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna