Consultoria financeira do Grupo Primo, criado pelo influenciador digital Thiago Nigro, a Portfel inaugurou em Porto Alegre seu primeiro escritório fora de São Paulo, onde fica a matriz. Nas redes sociais, Nigro é conhecido como Primo Rico e tem mais de 15 milhões de seguidores, somando todas as plataformas. Por enquanto, a empresa se instalou em um espaço compartilhado de trabalho na Avenida Carlos Gomes, no bairro Boa Vista, mas projeta investir até R$ 500 mil para adaptar outro espaço na mesma região para onde se mudará quando estiver pronto.
De início, a equipe é formada por 16 pessoas, mas estão sendo contratadas outras 10. A ideia é chegar a 50 consultores até o final de 2024, que oferecerão de investimentos a seguros. A remuneração dos profissionais será 0,5% do patrimônio administrado. O 0,5% restante cobrado do investidor fica com a Portfel. No Rio Grande do Sul, a consultoria larga com 80 clientes, que somam R$ 100 milhões em investimentos.
— Os gaúchos geralmente perguntam como perpetuar patrimônio, multiplicar o fruto do seu trabalho, onde alocar o dinheiro da família e para as próximas gerações — disse Nigro à coluna.
No Rio Grande do Sul, a gestão está sendo conduzida por Kleber Stumpf, empresário gaúcho fundador da TopInvest, escola de cursos preparatórios para certificações financeiras comprada em 2022 pelo Grupo Primo. Há estudos para unidades em Caxias do Sul, Torres, Capão da Canoa, Pelotas e Santo Ângelo.
Regras para influenciadores
Na entrevista, Thiago Nigro garantiu que já praticava todas as mudanças sugeridas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) no regramento para influenciadores de finanças. As normas passam a valer em novembro, com obrigação de informar, por escrito ou verbalmente, quando for publicação patrocinada ou em parceria com instituições.
— Sempre dávamos um disclaimer (uma declaração esclarecendo a responsabilidade da empresa no caso). Por exemplo, fazemos bastante publicidade da Portfel, então tem que colocar um aviso de que essa publicidade é para uma das empresas do grupo, mas já fazemos— explica o empresário Kleber Stumpf.
Recentemente, o grupo fechou parceria com o ex-ministro da Economia Paulo Guedes para um curso online de MBA, no qual ele dá aulas.
— É um dos grandes nomes do mercado financeiro, tem uma jornada privada incrível, desde fundação de bancos de investimento até universidades. É um início de namoro que talvez possa dar mais frutos — comenta Nigro.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna