A economia do Rio Grande do Sul começou o segundo semestre com recuo. Em julho, o Índice de Atividade Econômica Regional do Rio Grande do Sul (IBCRRS) encolheu 0,55% sobre junho. O indicador é calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do PIB, que é divulgado por trimestre e demora mais para ser medido. Foi o segundo mês consecutivo de queda.
Um dos motivos do recuo vem da indústria. Já sem fôlego desde o ano passado, a produção industrial do Rio Grande do Sul caiu pelo terceiro mês consecutivo. O dado do IBGE de julho apontou recuo de 0,1% sobre junho, é pequeno, mas vem de um histórico recente bastante ruim. Mas o setor de serviços, que vinha bem, também não teve um bom mês. O volume recuou 0,6% sobre junho, enquanto a média nacional chegou a apresentar avanço no mês.
Contribuição positiva veio do varejo, que avançou 2,1% frente a junho, registrando o segundo avanço consecutivo. Já a agropecuária vinha bem, com uma estiagem menos severa. Porém, o excesso de chuva cobrará seu preço no atraso da colheita de inverno e do plantio de verão.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna