A tragédia que o Rio Grande do Sul enfrenta com as enchentes não foi o primeiro fenômeno climático extremo do ano e provavelmente não será o último. O alerta é do coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marcelo Schneider, que vê influência das mudanças climáticas. Confira abaixo trecho da entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, e ouça a íntegra no final da coluna.
Qual a preocupação agora?
A boa notícia para as áreas mais afetadas é que as águas começaram a baixar. A notícia ruim é o aumento no nível dos rios na região do Jacuí em direção ao Guaíba, que afetará Porto Alegre, do Gravataí e do Rio dos Sinos. Há preocupação de volume maior na Fronteira, Sul, Sudoeste e também Noroeste. O extraordinário dessa chuva é que não foi localizada, como aquela do ciclone de 12 de junho, que pegou Grande Porto Alegre e a subida da Serra.
Seguirá chovendo?
Já alertávamos do El Niño. Nossa preocupação não fica restrita a esses próximos dias, segue com o que ainda está por vir em setembro e outubro, durante a primavera. Prefeitos, Defesa Civil e Bombeiros estão alinhados ao discurso de novas ferramentas para fazer previsão, mas temos que ser bem rápidos para ficar preparados para as próximas semanas e meses, estamos recém no início da influência do El Niño.
O que está acontecendo nos últimos meses tem relação com as mudanças climáticas?
As mudanças climáticas servem para intensificar os extremos. Aqui no Rio Grande do Sul, El Niño e La Niña são fenômenos históricos, sabemos que há chuva muito volumosa na primavera. Estudos indicam que o aumento das temperaturas globais, no centro e norte do Brasil; e a intensificação de efeito estufa bloqueiam quando vem uma frente fria. As chuvas, além de mais intensas e fortes, podem ser mais persistentes. Ainda é motivo de estudo, mas temos pelo menos alguns anos com indicativos que essas chuvas aqui no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Uruguai devem ficar mais volumosas.
Ouça a entrevista completa:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna