Além da perda de vidas - que, certamente, é o pior -, as cheias provocadas pela chuva trazem impactos econômicos. Diversas plantações foram afetadas, e muitas, novamente, porque já tinham registrado prejuízos nas ocorrências dos meses anteriores. Em Lajeado, um dos municípios mais atingidos do Vale do Taquari, lojas amanheceram com até um metro e meio de água. A angústia e a tristeza dos relatos de comerciantes são impactantes. Na Decor House, na Avenida Bento Gonçalves, que vende colchões e produtos de cama, mesa e banho, alguns itens foram resgatados, mas a perda foi grande.
— Quando cheguei pela manhã, já tinha água, mas nunca imaginei que chegaria na minha loja, pois ficamos em um nível mais elevado. Mas, em pouco tempo, a água subiu. Cuidamos tanto das coisas, montamos o negócio com tanta expectativa, e acontece isso. Agora, vamos deixar a água baixar e ver o que conseguimos resgatar — desabafou à coluna a proprietária Rejani Muller, que abriu o negócio há quatro meses.
Na loja de roupas Outtork, as peças foram resgatadas antes de o nível da água atingir os produtos. O estrago foi a perda dos móveis, conta o lojista Tailan Schaffer.
— Estou há 35 anos em Lajeado e nunca vi isso. Ninguém estava preparado — diz o empresário.
Na loja Veste Bem, o estoque de roupas de verão e peças que sobraram do inverno foram perdidos. Alguns móveis e computadores foram levados em um barco para prédios vizinhos.
— Quando abri a loja pela manhã, já tinha água dentro. Não consegui chegar de carro, tive que ir a pé, correndo. Quando cheguei, vi os móveis flutuando. O piso descolou. A loja estava novinha, não sabemos o que fazer — conta a sócia Isolete Neumann, que chorou durante o relato à coluna.
Diretor da Associação Gaúcha do Varejo (AGV) e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL Lajeado), Aquiles José Mallmann ressalta que a água subiu rápido e com muita força. Além das lojas, ele destaca que parte de uma escola ficou submersa. Também ressaltou que está sem energia elétrica.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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