O campo precisa de energia, mas também pode gerá-la. Será assinado nesta quinta-feira (31), na Expointer, o financiamento de R$ 5,8 milhões pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para instalação de uma usina solar de chão em Santa Rosa. Serão 3 mil painéis solares. A propriedade tem oito hectares e foi adquirida para ser um sítio de final de semana. A vontade de dar uma destinação econômica ao espaço levou à criação da Lida Energia, conta o sócio-proprietário Luciano José Huppes.
As placas ocuparão 1,5 hectare. A energia gerada será vendida por uma comercializadora para consumidores que não têm espaço para geração própria, com a garantia de economia de 10% a 15% na conta de luz.
Huppes projeta construir mais nove usinas semelhantes para geração de energia solar, que ficarão em áreas a serem adquiridas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. O crédito do BRDE terá um juro médio de 8,5% ao ano, que é bastante atrativo. O banco captou o recurso junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que aposta muito em projetos sustentáveis, de energia limpa.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna