A reconstrução das cidades destruídas pela enchente recém começou. Há força-tarefa, inclusive, para reerguer um mercado e uma farmácia onde as pessoas possam fazer compras essenciais, contou Ivandro Rosa, presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC Vale do Taquari) em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Confira trechos abaixo e ouça a íntegra no final da coluna.
Como está o trabalho para reconstruir os comércios?
O presidente da CIC de Roca Sales mandou um áudio comovente dizendo que precisavam minimanente de uma farmácia e um supermercado funcionando para as pessoas fazerem a compra básica para retomar a vida. As lojas de Roca Sales e Muçum foram destruídas. Então, estamos articulando parcerias com empresas. A Soprano, de Farroupilha, foi a primeira que se apresentou para viabilizar a reforma, com a colocação de fechaduras. Estão precisando de vidros. É possível entrar em contato ou fazer Pix pelo e-mail cicrocasales@gmail.com.
O que estão precisando agora?
Diferentemente de esferas públicas, estávamos no local desde o primeiro momento e vimos logo a dimensão do problema. Fizemos campanha de curto prazo para conseguir itens essenciais para a sobrevivência das pessoas. Das 20 associadas, cinco foram mais atingidas e todas criaram pontos de coleta lá na terça-feira ainda. Na quarta, os poderes públicos se deram conta do tamanho do problema. Já temos muita água e alimentos que as pessoas não tem fogão para cozinhar. Montamos centrais para prepará-los. Precisamos de cobertores e de materiais de limpeza. Mais na frente, vamos precisar de talheres, colchões e móveis.
E como retomar as empresas atingidas?
Políticas públicas, financiamento para compras de insumos básicos. Estamos criando um grupo para tratar com os empresários para que consigam retomar os negócios. Nos preocupamos também com as pessoas que trabalham nas empresas e não terão seus empregos.
Ouça a entrevista ao Gaúcha Atualidade:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna