Começará em 2024 a construção de um bairro planejado em um terreno de 50 hectares perto do Aeroporto Salgado Filho, na Avenida Jorge Benjamin Eckert, em Porto Alegre. Comprada na década de 1980, a área teve 15 hectares destinados a ruas, praças e áreas de preservação. Já foram investidos R$ 100 milhões. A idealizadora do Camino, como foi batizado, é a Phorbis, fundo de investimentos com foco no mercado imobiliário.
Durante a visita da coluna à sede da empresa, o diretor Mathias Kisslinger Rodrigues contou que pretende contratar incorporadoras diferentes para construir as dezenas de prédios, em busca de estilos diversos. Aliás, estão sendo contatadas empresas do interior do Estado para as parcerias. Segundo ele, como é grande e em um prazo longo, não há como estimar o investimento total, mas o alvo é atingir R$ 5 bilhões em vendas, no que o setor imobiliário chama de VGV (valor geral de vendas).
A construção será por etapas, ao longo de 15 anos. São estimados 20 mil moradores e 40 mil pessoas circulando quando estiver finalizada. O foco será na classe média. O espaço terá diversos prédios residenciais e comerciais. Estão previstos um supermercado, uma escola, restaurantes, bares, negócios de tecnologia, entre outros.
- Estamos pensando várias "cerejas" para dentro do bairro. Queremos trazer de volta a Porto Alegre as famílias que foram morar em cidades da região - acrescentou o diretor ao detalhar o projeto, que terá bastante área verde, calçadas amplas, passarelas interligando as quadras e ciclovias.
Uma curiosidade: o Camino pretende ter todos os cabos subterrâneos, evitando aquele emaranhado de fios que dominam postos de Porto Alegre. Para isso, precisa de autorização da CEEE Equatorial, mas ainda não conseguiu.
Já com a licença da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), o projeto é do escritório José de Barros Lima, em conjunto com Roberto Linhares e David Herbert. O empreendimento é certificado com o selo LEED for Communities nível Platinum.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna