Agenda
Chega ao Rio Grande do Sul um comitiva dos Estados Unidos para uma missão coordenada pelo Sindienergia-RS com foco em investimentos em energia eólica e hidrogênio verde.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) visita indústrias atingidas pela enchente no Vale do Taquari. A instituição fez diretrizes e portarias específicas, que tratam da destinação dos resíduos sólidos à prorrogação de licenças de operação, inclusive empreendedores que violarem regras de proteção e recuperação ambiental em razão de desastres naturais não terão incidência de autuação. Segundo o presidente, Renato Chagas, as ações são no sentido de orientar e não colocar exigências que normalmente seriam feitas pela legislação ambiental, "dando segurança jurídica a todos".
IBGE divulga o desempenho da indústria gaúcha em julho. Confira o resultado do primeiro semestre: Indústria gaúcha teve segundo pior resultado do país no primeiro semestre
FGV promove o webinar Liderança para um novo tempo: Insights da Conferência Academy of Management para o desenvolvimento de lideranças.
Pílulas
Ibovespa avança 0,93% e beira os 118 mil pontos, após IPCA. O dólar ganhou 0,44% frente ao real, a R$ 4,953.
O Santander observou uma mudança nos investimentos dos gaúchos. Aplicações de renda fixa, como CDB e letras de crédito, aumentaram 17% na comparação de junho de 2023 com o mesmo mês do ano passado. Já a renda variável recuou 12%. A poupança caiu 7%. Segundo o "head" de Investimentos do banco, Leonardo Siqueira, o movimento nacional foi semelhante.
Participações na carteira do gaúcho que investe no Santander:
Renda fixa, que engloba CDBs, LCI, LCA e LIGs: 46,19%
COE: 3,91%
Crédito Privado: 0,89%
Fundo Cambial: 6,60%
Fundos Renda Fixa: 7,47%
Fundos Renda Variável: 1,10%
Previdência: 27,62%
Renda variável: 3,45%
Tesouro Direto: 2,77%
Poupança: 17,58%
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna