Para fortalecer a operação que era fraca em seus negócios, a TAG Livros, de Porto Alegre, e a Dois Pontos, de São Paulo, negociaram fusão. A gaúcha tornou-se conhecida pelo seu clube de assinatura literário, no qual o cliente paga um valor e recebe uma caixa com livros todos os meses. Já o negócio paulista investiu pesado no modelo de livraria virtual, com 150 mil títulos à venda.
Como resultado da fusão, a TAG acabará com o serviço de venda online, assim como a Dois Pontos encerrará seu clube de assinatura mensal. Segundo o sócio-fundador da TAG, Gustavo Lembert, as duas marcas serão mantidas em um primeiro momento. A estimativa é faturar entre R$ 45 milhões e R$ 50 milhões por ano a partir de 2024.
— A mudança será muito mais da porta para fora. Cada uma tem um posicionamento importante com diferentes públicos. Nosso e-commerce será unificado em uma mesma plataforma que funcionará a partir de outubro — Lembert.
Os escritórios de Porto Alegre e São Paulo serão mantidos, assim como os 37 funcionários da TAG e os 12 da empresa paulista. Ainda de acordo com Lembert, haverá um aporte para criar a nova plataforma que abrigará os serviços das duas marcas. O valor também será usado para novos produtos, mas detalhes não são divulgados ainda. A TAG foi fundada 2014, em Porto Alegre. Teve um crescimento significativo na pandemia e hoje conta com mais de 30 mil associados. O serviço custa a partir de R$ 61,90. Já foram enviados mais de 3 milhões de livros em nove anos de funcionamento.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna