Correção: A empresa tem sete fábricas e não quatro, assim como possui 15 centros de distribuição e não três, ao contrário do que informou inicialmente para a coluna. O texto foi corrigido às 13h40min. A foto anterior da fábrica da Bahia também estava desatualizada e foi trocada aqui na coluna no mesmo horário.
Empresa com sede em Nova Prata, na serra gaúcha, a Vipal fechou parceria com a japonesa Honda para ser uma das suas fornecedoras de pneus para motocicletas. Isso eleva em 400 mil a atual produção de 3,5 milhões de unidades ao ano, disse o gerente da Unidade de Negócios Duas Rodas, Felipe Henzel. A tecnologia teve desenvolvimento no Rio Grande do Sul, mas a produção será na fábrica de Feira de Santana, na Bahia.
- Todas as pesquisas e testes dos pneus de moto foram na VipalTec, em Nova Prata, laboratório credenciado pelo Inmetro - disse.
A negociação com a Honda levou um ano e a expectativa é de que ela leve a mais negócios. A fábrica da Bahia, inclusive, deve ser ampliada. O investimento financeiro e o número de empregos gerados, porém, não são informados.
A Vipal tem sete fábricas e 15 centros de distribuição. Prestes a completar 50 anos e com 3 mil funcionários, a empresa se prepara para abrir capital com ações na bolsa de valores.
Já a Honda tem uma fábrica de motos em Manaus (AM), onde emprega 7 mil pessoas. No Rio Grande do Sul, a empresa inovou no seu negócio ao inaugurar, em 2014, o primeiro parque eólico do mundo, em Xangri-Lá, como a coluna noticiou na época.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna