Provedora de internet criada no Paraná, a Axxel está entrando no Rio Grande do Sul. A empresa começou a atuar, agora no início do mês, em Porto Alegre, oferecendo conexão por fibra óptica. A área de cobertura é de praticamente toda a cidade, mas um dos focos é o Centro Histórico, onde mapearam que há alta demanda e carência de internet de alta velocidade.
- Fizemos estudos de quais os bairros com maior demanda e carência de disponibilidade de internet. A região do Centro Histórico é historicamente carente de cobertura de internet rápida, e agora estamos disponibilizando 25 mil endereços aptos a instalar o serviço no bairro - disse o diretor da empresa Christian Alberti.
Além do Centro Histórico, outros bairros destacados pela empresa como de forte atuação foram o Sarandi, a Lomba do Pinheiro, a Restinga e o Menino Deus. Em toda cidade, serão 540 mil endereços aptos a receber o serviço. Até o final do ano, outras cidades gaúchas devem ganhar operações da Axxel, antecipa o diretor.
A operadora não divulga quanto está investindo para entrar em Porto Alegre. Seu plano de expansão total tem um aporte de R$ 50 milhões. A empresa não usa estrutura física, como lojas, para avançar pelas cidades. Toda a contratação e o atendimento ao cliente são feitos digitalmente. Já as partes de rede e de infraestrutura, como os cabos, são contratadas com a V.tal, que oferece o que o setor chama de "rede neutra", ou seja, disponibilidade para vários provedores utilizarem a mesma estrutura.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna