Com investimento de R$ 60 milhões, previsão de gerar até 200 empregos e arquitetura inspirada na natureza, a Cyrela Goldsztein fará o primeiro prédio de Porto Alegre com selo diamante de sustentabilidade a chegar ao mercado. É a certificação mais exigente no programa da prefeitura. O Arbo Residences ficará no bairro Higienópolis. Entre os destaques ambientais, estão os vidros translúcidos para evitar choque de aves, toda iluminação com LED, horta coletiva, separação total do lixo e a madeira certificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O morador, no futuro, poderá ter desconto no IPTU, a partir de um projeto de lei em tramitação, destacou ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, o diretor de Incorporações, Luiz Paludo.
Um benefício alcançado pela empresa com o selo foi a permissão para que o prédio tivesse altura maior. O tempo da obra é estimado em dois anos. Os apartamentos terão dois ou três dormitórios, com área de 68 a 119 metros quadrados. O projeto é feito com as empresas Arquitetura Zago, Daniel Dillenburg Arquitetura e Estúdio de Arquitetura Cássia Kroeff. A Cyrela pretende alcançar R$ 120 milhões na comercialização das unidades, no que o setor imobiliário chama de valor geral de vendas (VGV).
Como contrapartida, está sendo revitalizada uma área pública, semelhante a uma pequena praça, que fica próxima da Passagem Alberto Ramos, na esquina das avenidas Plínio Brasil Milano e Augusto Meyer. O espaço ficará pronto em 45 dias. A Cyrela organizará atividades no local, incluindo food trucks com alimentação, para gerar uma movimentação de pessoas próximo do local de venda.
Assista à entrevista completa com Luiz Paludo:
Relembre o programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, que antecipou o lançamento do selo de sustentabilidade pelo secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus), Germano Bremm:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna